Pages

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Como pilotar um carro com seus olhos


Cansado de ficar virando o volante para fazer aquela baliza? A solução pode ser ainda mais simples do que um carro hidráulico!
Pesquisadores alemães desenvolveram uma nova tecnologia que permite que os motoristas dirijam apenas com os olhos.
Raul Rojas, pesquisador de inteligência artificial da Universidade Livre de Berlim disse que a tecnologia monitora o movimento ocular do motorista e vira o carro na direção em que ele está olhando.
O carro adaptado foi um Dodge Caravan que, no teste em uma pista abandonada, parecia estar sendo dirigido por um fantasma, já que o motorista não tocava no volante. A engenhoca se chama EyeDriver e permite que o carro ande com uma velocidade de até 50 km por hora.

Rojas disse que o próximo passo é aumentar a velocidade da máquina. Mas por enquanto os exercícios de demonstração são simples. O carro precisa seguir um outro veículo ou um pedestre. Vale a pena ressaltar que para o carro dar a ré o motorista só precisa olhar para o retrovisor.
No entanto algumas questões ainda levantam dúvidas: e se você olhar rapidamente para uma menina que está andando na rua? O carro vai na direção dela e atropela a coitada? E o que acontece se você olha para o banco do passageiro para conversar rapidamente com alguém?
Segundo os cientistas o carro vem equipado com um GPS, câmeras e lasers, e tem a habilidade de “se dirigir” caso o seu piloto fique distraído.
Para demonstrar como o carro é preciso o próprio Rojas pulou na frente do veículo inesperadamente durante os testes e o veículo parou imediatamente – as câmeras detectaram o obstáculo. Mas você arriscaria se jogar na frente de um negócio desses?


Fonte:[MSNBC]

boobox

Seguidores