Pages

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Por que homens preferem ficar a namorar?


Uma nova pesquisa mostrou as preferências das formas de relacionamento entre universitários. E o resultado, dessa vez, foi o esperado: parece que enquanto as mulheres preferem namorar os rapazes preferem “ficar casualmente”.
Os pesquisadores tentaram entender por que os homens preferem ficar a se envolver em um relacionamento mais sério.
Estudando o comportamento dos universitários, eles perceberam que os homens geralmente são mais ativos no namoro tradicional. Eles convidam a moça pra sair, tomam as iniciativas e, na maioria das vezes, são os responsáveis pelo início do ato sexual. O comportamento das garotas é considerado pelos cientistas como “reativo” – ela apenas aceita, ou não, os convites masculinos.
Ambos querem se conhecer ou então já se conhecem, e sabem que há um futuro no seu relacionamento.
O comportamento é bem diferente do que na “ficada”. Normalmente a ficada é um encontro entre estranhos ou pessoas que mal se conhecem – por exemplo, em um baile sertanejo uma garota e um moço ficam se encarando, alguém se aproxima e eles trocam um beijo que pode acabar até no ato sexual. A diferença é que ali não há comprometimento, intimidade ou (na maioria dos casos) esperança de um futuro relacionamento.

A equipe de pesquisadores analisou 150 mulheres e 71 homens, todos universitários, para saber como eles se comportariam em relacionamentos tradicionais e em “ficadas”. Eles eram apresentados a várias situações e deveriam responder se preferiam namorar ou ficar com a pessoa hipotética da situação.
Eles também deveriam escolher os três benefícios e os três riscos de ficar e de namorar e também fornecer detalhes sobre sua vida amorosa nos últimos dois anos.
Mesmo que os homens iniciassem mais namoros do que as mulheres não havia diferença entre os sexos no número de namoros e no número de ficadas. Tanto para as moças quanto para os rapazes, o número de ficadas era aproximadamente o dobro do que namoros.
Entre as mulheres, cerca de 40% preferiam fortemente namorar a ficar. Esse número entre os homens foi de 20%.
Outras diferenças importantes eram:
- Mulheres têm mais vontade de ter um relacionamento do que os homens. O medo delas, tanto na ficada quanto no relacionamento, é ficar interessada em um parceiro que não sente o mesmo por elas.
- Homens valorizam mais a independência do que as mulheres. Eles temem que mesmo em uma ficada as mulheres irão querer um relacionamento sério.
Fonte: LiveScience

boobox

Seguidores