Pages

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tubarões invisíveis!


Além de aterrorizarem as praias e as telas de cinemas por aí com suas bocas enormes e conseguirem sentir cheiro de sangue na água a quilômetros de distância da presa, os tubarões resolveram apelar: eles podem ficar invisíveis!
Ok, nada de pânico, eles não ficam invisíveis no estilo “capa de invisibilidade” do Harry Potter, mas usando um truque ótico. A espécie de tubarão capaz de fazer isso foi batizada de “o caçador fantasma dos Fiordes” (para quem não sabe, fiordes são aqueles lagos enormes do norte da Europa).

O nome científico do tubarão bizarro é Etmopterus spinax, ou tubarão barriga de veludo. Ele vive em águas profundas no nordeste do Atlântico, e pode regular sua invisibilidade através do brilho de sua barriga (vide a foto). Eles podem fazer a barriga brilhar para que ela fique da cor da água quando o sol bate nela – tornando-os invisíveis para sua presa (ou para você. Ou para a presa que, no fim, é você).
Para a nossa sorte, apenas 10% dos tubarões dessa espécie usam esse truque. Quer outra notícia boa? Bem, pelo menos nenhum tubarão voador invisível foi descoberto. Ainda.

boobox

Seguidores