Pages

terça-feira, 22 de junho de 2010

6 fatos impressionantes sobre o ornitorrinco

Vamos aqui esclarecer algumas coisas sobre esse curiosíssimo mamífero com corpo de roedor e bico de pato. Nos últimos anos, programas sobre a vida animal trouxeram para o público um pouco mais a respeito do bicho, mas nós apostamos que ainda não é o suficiente. Aqui vão seis dados que você pode não ter visto na tevê…

6. É UM DOS ÚNICOS CINCO MAMÍFEROS QUE PÕE OVOS
Se você pudesse fazer uma viagem no tempo de volta ao primário, veria que a professora (ou tia) disse que três coisas caracterizam um mamífero: nós temos pêlos, sangue quente e não botamos ovos. Bem, poucos anos depois, todos nós descobrimos que isso é uma falácia, mas não deixa de ser inusitado. Pensando na prática, não haveria porque as fêmeas do ornitorrinco terem que botar ovos ao invés de dar à luz seus filhotes. Mas por alguma razão que só a Mãe Natureza poderia responder, eles botam ovos.
5. ELES NÃO TÊM MAMILOS
Pode um mamífero não ter mamilos? Sim, os ornitorrincos são capazes dessa façanha. Você, que provavelmente foi ricamente amamentado pela sua mãe quando era bebê, deve estar sentindo pena dos pobres filhotes de ornitorrinco: como é que eles vão mamar em uma mãe que não tem mamas. Bem, são poros. O leite é secretado por glândulas e liberado por esses poros, os quais o filhote deve lamber. Uma forma bem heterodoxa de amamentação.
4. ELES JÁ NASCEM COM DENTES, MAS NÃO USAM

Esse parece uma aberração completa. Eles já nascem com dentes. “Mas que prático”, pensa você: “assim eles já podem usá-los logo no primeiro minuto após o nascimento”. Mentira. Eles jamais usam os dentes: o bico deles dá conta de fazer todo o que os dentes fazem por nós, tanto é assim que eles perdem os dentes ainda jovens. Porque tê-los, então? É como se o ser humano nascesse com um chifre que não servisse para nada e o perdesse durante a adolescência.
3. ELES SÃO CARNÍVOROS
Dissemos no tópico anterior que o ornitorrinco não usa os dentes (mas nasce com eles por alguma razão), e de fato não usa. Mas isso não os impede de serem carnívoros! E não são onívoros não, eles só comem carne mesmo! Mas é claro que ele não ataca um boi ou uma baleia, sua dieta consiste de minhocas, larvas de inseto e crustáceos de água doce.
2. ELES TÊM MÉTODOS EXTRA-SENSORIAIS PARA CAÇAR
Sabe como o ornitorrinco localiza suas presas? Através de um sentido que capta vibrações elétricas dos movimentos dos seus futuros jantares. E olha que estamos falando de alguns animais extremamente “movimentados”, como minhocas e larvas. Ou seja: esse sistema de captação é bom mesmo!
1.ELES SÃO VENENOSOS
Se você já achava ruim (para as presas) que um bicho tenha esse poder de localização, saiba que a tortura não termina aí. Ornitorrincos guardam um poderosíssimo veneno em garras afiadas, e o líquido é forte o suficiente para matar um cachorro ou causar uma dor lancinante e incapaz em um ser humano. 

boobox

Seguidores