Pages

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cachorros podem detectar câncer de próstata

Um estudo francês mostrou que cachorros, de uma determinada raça, se treinados, podem identificar pessoas que sofrem com câncer de próstata.
A raça – os cães pastores belgas – podem ser treinados para essa finalidade.
Médicos do Hospital Tenon, de Paris, treinaram cachorros para distinguir o cheiro da urina de homens que têm câncer de próstata e aqueles que não têm a doença. No fim do treinamento, os cães puderam identificar corretamente 63 de 66 “amostras”.

Pode parecer bizarro, mas os especialistas dizem que o olfato dos cães pode ser 100 mil vezes mais apurado do que o dos humanos. Os pesquisadores acham que os cães reconhecem o cheiro de alguma molécula específica que aparece no organismo dos homens que sofrem com o câncer de próstata e, por conseqüência, na urina deles. Uma
nova parte da pesquisa quer descobrir que molécula é essa.
Os cientistas estão otimistas, mas o estudo precisa ser feito em uma escala maior para que seus resultados sejam comprovados. Afinal há a hipótese de que os cachorros conseguiriam “ler”, de certa forma, através de alguma reação de seus treinadores, se a amostra era de alguém com câncer ou não – sabe-se que os cães podem identificar muito facilmente as reações humanas.
Se os resultados forem comprovados, o teste canino pode ser mais efetivo para identificar o câncer de próstata do que os testes de sangue, usados para esse propósito.

boobox

Seguidores