Pages

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Porque as pessoas mantêm celibato?





Há trabalhos que exigem que candidatos falem outra língua, outros que saibam mexer em algum software e outros que tenham carteira de motorista. Mas se celibato está no seu currículo então uma das melhores apostas de carreira é no serviço religioso.


Monges e freiras não podem fazer sexo, assim como os homens que trabalham na Igreja Católica e em religiões ortodoxas. Na religião, “se abster de prazeres mundanos” serve para que a pessoa se concentre em sua relação com Deus – seria um símbolo de sacrifício e devoção.

Por essa razão alguns cultos também adotaram o celibato – o culto Portões do Paraíso (Heaven’s Gates, o famoso culto suicida) encorajava os praticantes a se absterem de sexo porque o desejo sexual trazia o mal. Muitos membros, incluindo o líder, eram até mesmo castrados.

O celibato também foi apontado por algumas pessoas como a causa dos escândalos sexuais envolvendo a Igreja Católica que vieram a tona nos últimos anos.

Mas nem todos os adeptos do celibato são religiosos. Em antigas dinastias chinesas homens que desejavam trabalhar para o imperador deveriam ser castrados. A idéia era que, por serem incapazes de terem herdeiros, eles não planejariam tirar o imperador do poder. Alguns historiadores acreditam que o celibato na Igreja também tem as mesmas motivações, disfarçadas de devoção: como os padres não têm filhos a Igreja não precisaria dar suas propriedades para pessoas de fora do serviço religioso.
Fonte:[Life's little mysteries], Hypescience

boobox

Seguidores