Pages

domingo, 26 de junho de 2011

Modelo quase perfeito do campo gravitacional





Depois de dois anos de missão espacial, o satélite GOCE da Agência Espacial Europeia (ESA) conseguiu uma grande quantidade de dados que permitiram desenhar com precisão o geoide modelo da superfície de nosso planeta. Esta imagem, de uma fidelidade assombrosa, permitirá avançar nas investigações sobre os processos e mecanismos internos da Terra.



Como explica com perfeição a página espanhola da ESA na internet, este geoide é “a superfície imaginária que teria um oceano que cobrisse todo o planeta, na ausência de correntes ou marés, definida por seu campo gravitacional”. E o resultado pode se assemelhar a uma batata andina, ou o simpático crânio de um personagem de desenho animado.
Estima-se que o notável valor deste trabalho permitirá estudar com maior precisão as mudanças do nível do mar, a circulação das correntes oceânicas e a dinâmica do gelo polar.
O satélite GOCE tem a característica de conseguir uma órbita baixa, o que lhe permite mapear o campo gravitacional como nenhum outro satélite de observação.


boobox

Seguidores