Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Programas sobre sexo levam pessoas a discutirem o assunto



Nos EUA, o seriado Sex and the City ensinou mais do que marcas famosas que você deve usar para estar na moda; os episódios realmente levaram as pessoas a conversar mais sobre questões de saúde sexual, mesmo que não tivessem essa intenção.

Pesquisadores americanos entrevistaram 243 estudantes universitários com idade média de 20 anos, e descobriram que eles eram duas vezes mais propensos a discutir questões sexuais com seus parceiros depois de ver uma conversa semelhante na série.
No estudo, os cientistas mostraram uma das três versões de um episódio de Sex and The City, editado especialmente para a ocasião. Em uma versão, as personagens Samantha e Miranda conversam com amigos, médicos e parceiros sexuais sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) clamídia e HIV.

Outros participantes assistiram a uma versão do mesmo episódio que incluía cenas sobre HIV e clamídia, mas não as que os personagens discutiam o assunto com os outros. Um terceiro grupo de participantes viu um episódio completamente diferente de Sex and the City, sem relação com doenças sexualmente transmissíveis.

Os participantes responderam um questionário depois de assistir ao episódio, e outro duas semanas depois. 46% das pessoas que viram a discussão sobre DSTs conversaram com seu parceiro sobre o assunto nas próximas duas semanas, em comparação a 21% das pessoas que viram o episódio sem discussão, e 15% dos que assistiram um episódio diferente.
Curiosamente, os três grupos disseram que era improvável que discutissem DSTs com seus parceiros. Mas depois do episódio, eles se mostraram mais propensos a desencadear uma conversa relacionada ao sexo.

Segundo Emily Moyer-Guse, pesquisadora do estudo, esse efeito de comportamento é muito substancial depois de ver apenas um episódio de um programa de TV. “Quando os participantes viram os personagens demonstrando confiança e navegando com sucesso nessas conversas difíceis, isso lhes deu um “script” social para seguir em suas próprias vidas. Eles sentiram que tinham a capacidade de falar sobre essas questões difíceis”, diz.
Sex and The City não continua sendo gravado – mas talvez alguns canais ainda transmitam o seriado. Porém, a pesquisa nos faz pensar: será que outros filmes sobre sexo, ou outros temas delicados, também ajudam as pessoas na comunicação, a discutirem mais abertamente tais tópicos?

Fonte: HypeScience. Jesebel.

boobox

Seguidores