Parece mais lógico que pessoas felizes confiem mais nas outras, mas pesquisas mostraram que quando as pessoas estão alegres, elas confiam menos nos demais. De acordo com os cientistas, as pessoas felizes só não serão desconfiadas se tiverem uma boa razão para serem tão confiantes.
Funciona assim, se você conhece um cara do mesmo time que você e está predisposto a confiar nele e está feliz, você irá confiar nele. Mas se você está feliz, conhece uma pessoa do mesmo time que você e acha o sujeito meio mal-encarado, as suas chances de confiar nele são menores.
Os pesquisadores realizaram cinco experimentos em estudantes, fazendo com que eles enfrentassem situações em que deveriam confiar em outras pessoas. Os cientistas antes faziam um trabalho para que os voluntários ficassem com diferentes estados de humor. Surpreendentemente, os voluntários mais felizes eram os que menos confiavam nos demais.
De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque pessoas felizes estão confiantes de que tudo vai dar certo e tudo vai acabar bem, independentemente de novas coisas ao seu redor – incluindo pessoas. Ou seja, eles não precisam de novas pessoas, então não precisam confiar nelas, a não ser que já estejam predispostos a isso.