Pages

terça-feira, 23 de março de 2010

Histórias de assombrações assustam mineiros na Quaresma



Dona de casa faz oração para afastar 'almas'. Agricultor conta ter visto lobisomem.

Em Ipoema, no interior de Minas Gerais, histórias sombrias e algumas crenças antigas ganham força no período da Quaresma, que antecede a Páscoa.

“Eles acreditavam piamente que, durante a quaresma, mula sem cabeça ou assombração aparecia para eles”, explica o pároco Ronaldo Silva Torre.

O medo chega quando a luz do sol vai embora. Na hora de dormir, a cabeleireira Vera Lúcia Santos precisa de mais uma companhia.

“Meu marido dorme na beiradinha [da cama] e minha mãe dorme embaixo. Eu encosto meus pés no dela e sinto que tem alguém perto de mim”, comenta.
A dona de casa Alfa das Dores conta que capricha na oração. “Falo com as almas assim: ‘Pelo amor de Deus, eu não faço mal, não estou fazendo mal, não vem se envolver comigo’. Eu falo assim mesmo”, diz.
Nesses lugares, não é difícil encontrar quem tenha uma história de assombração para contar. “Tem o caso do cavalo de ossos.

Ele saía do morro e chegava até no boqueirão da cidade. Todo mundo ficava apavorado de ver”, relata a professora Berenice Dias.

A dona de casa Maria Aurélia dos Santos ganhou fama benzendo com um facão. “Ele não corta assombração, porque ela é invisível”, diz.

O agricultor Noé Jorge Vieira, que vive na roça, garante que lobisomem não é lobo. E conta que já viu um deles.

“Esse dia eu vi: esse porco está grande demais, e ele está só crescendo, crescendo. Foi indo, e o porco virou um monstro. Não sei o que é”, disse.


Fonte: G1

boobox

Seguidores