Pages

terça-feira, 23 de março de 2010

Por que humanos dançam?


Sua namorada já tentou convencê-lo a fazer aulas de dança de salão com ela? Sua avó já tentou lhe ensinar valsa? Você já ficou no seu canto em uma festa, observando um bando de gente se sacudindo enquanto se pergunta “por que as pessoas dançam”? Aqui está a sua resposta.
Para algumas pessoas dançar é uma manifestação natural. Já para outras é um sacrifício que deve ser evitado a todo custo.
A resposta para a pergunta “por que dançamos?” está em nossa evolução. Há algum tempo atrás a dança era relacionada com a capacidade de sobrevivência.
De acordo com uma pesquisa, dançar era a forma com que nossos parentes Neandertais se comunicavam e criavam laços de amizade durante tempos difíceis. Além de tudo, aqueles que eram mais coordenados ritmicamente possuíam chances maiores de sobreviver – logo, teriam uma vantagem evolucionária.

Os pesquisadores analisaram o DNA de pessoas que gostavam de dançar e de pessoas que temiam a dança mais do que qualquer coisa. A descoberta foi que os dançarinos possuíam um par de genes que os tornavam bons comunicadores. Além disso, eles também possuíam níveis maiores de serotonina – substância conhecida por ser o “hormônio do relaxamento”.
Um estudo mais recente mostra que bebês já nascem com a habilidade de dançar e que acompanham ritmos a partir de cinco meses.
Além das outras diferenças apontadas, dançarinos também possuem o corpo mais simétrico. Mas, para a alegria de grande parte das pessoas, pelo menos não precisamos mais dançar para sobreviver.
Fonte: LiveScience

boobox

Seguidores