Uma equipe de engenheiros da Universidade de Waterloo (EUA) desenvolveu o primeiro micro-robô voador, capaz de manipular objetos para aplicações em microescala. A invenção permite que os cientistas movam objetos mínimos com muito mais precisão. Esses objetos minúsculos seriam muito pequenos para ser manipulados corretamente a olho nu e com as nossas mãos ou ferramentas tradicionais.
O micro-robô desafia a força da gravidade voando, ou levitando, com a energia de um campo magnético. Ele voa por aí e, com grande habilidade, move os micro-objetos, através de pequenas garras, remotamente controlado por um aparelho de laser. Um de seus usos futuros pode ser até mesmo microcirurgias, com incisões muito menores e um tempo ainda mais curto de recuperação.
De acordo com seus criadores, ele é o primeiro micro-robô voador equipado com mini garras. “É uma nova tecnologia, que usa um campo magnético para voar, ou levitar” explica Behrad Khamesee, o líder da equipe que desenvolveu o robô.
Ele pode ser usado facilmente e mover objetos sem dificuldade já que não possui fios ou conectores que atrapalhariam sua agilidade. No entanto, o ambiente onde ele opera precisa ser livre de poeira e fechado.